Cirurgia Oral Menor: Conheça Procedimentos Inclusos

Realizadas em consultório, cirurgias orais menores consistem em procedimentos cirúrgicos relacionados a bochechas, gengivas, ossos e dentes. Descomplicadas, operações orais menores exigem anestesia local e oferecem menores riscos, reduzindo o período de recuperação e acompanhamento.

Conheça alguns procedimentos vinculados à área:

 

Frenectomia Lingual 

Localizado sob a língua, o freio lingual pode apresentar anomalias prejudiciais à fala do paciente (língua presa). Operada em consultório, a frenectomia lingual pode ser realizada na infância, adolescência ou idade adulta. 

Curto, o período de recuperação inclui o consumo de alimentos frios, compressas de gelo e repouso nas primeiras 48h.

 

Gengivoplastia 

Realizada como o objetivo de reformular o contorno da gengiva, reduzindo sua proporção, a gengivoplastia é frequentemente indicada a pacientes que apresentam sorriso gengival. Pessoas com gengivas muito finas também podem recorrer ao procedimento para evitar quadros de retração.

O processo pós-operatório é simples e rápido, incluindo baixo esforço físico, alimentação leve e higiene bucal indicada pelo dentista.

 

Extração de Sisos 

Extremamente comum, a extração de sisos – ou terceiros molares – é indicada a pacientes que apresentam sisos inclusos ou incorretamente posicionados. A extração evita inflamações gengivais, cáries e acúmulo de bactérias. Tratamentos ortodônticos também podem incluir o procedimento de retirada dos sisos. 

O período de recuperação pode variar de acordo com a complexidade do procedimento, estendendo-se nos casos de sisos inclusos. No geral, inclui repouso, baixa exposição ao sol, alimentação leve e utilização de compressas geladas.

 

Frenectomia Labial 

Caracterizada pela remoção do freio labial superior, a frenectomia labial visa corrigir anomalias relacionadas ao lábio superior. Em casos de diastema (dentes separados), o procedimento deve ser realizado antes do tratamento ortodôntico ou da aplicação de lentes de contato dental. 

Curto, o período de recuperação inclui o consumo de alimentos frios, compressas de gelo e repouso nas primeiras 48h.

 

Procedimentos Pré-Protéticos

Complicações relacionadas à reabsorção óssea são comuns entre pacientes que perderam um ou mais dentes há um longo período de tempo. Cirurgias pré-protéticas visam a restauração da região prejudicada, adaptando-a para a recepção da prótese e garantindo o conforto do paciente. 

Variável, o período de recuperação pode mudar de acordo com a complexidade do procedimento. Cuidados pós-operatórios incluem repouso, baixa exposição ao sol, alimentação leve e utilização de compressas geladas.

 

Além destes, procedimentos orais menores incluem biópsias, remoção de cistos, extrações dentárias simples, cirurgias ortodônticas, transplantes, reimplantes e outros. Amplamente preparada, a equipe Bandeira Odontologia conta com profissionais capacitados à sua disposição. Para dúvidas, informações e agendamentos, contate-nos pelo fone (49) 3323-8448.

Posts Relacionados