Gengivoplastia: Indicações, Procedimento e Restrições

Cirurgia plástica periodontal, a Gengivoplastia visa melhorar a aparência estética do sorriso por meio de intervenções cirúrgicas no tecido gengival, principalmente em torno dos dentes. Frequentemente indicada a pacientes que apresentam “sorriso gengival” (quando grande parte da gengiva fica exposta ao sorrir), a Gengivoplastia também pode ser realizada com a finalidade de facilitar a execução de alguns procedimentos estéticos como:

 

  •         Restaurações dentárias;
  •         Aplicação de próteses dentárias fixas;
  •         Aplicação de facetas ou lentes de contato dental;
  •         Harmonização do sorriso.

 Além disso, a Gengivoplastia pode ser realizada em casos de retração gengival, para sobreposicionamento ou recobrimento de raiz exposta, e hiperplasia da gengiva.

 

 O procedimento

 A Gengivoplastia é uma cirurgia rápida e indolor. Antes de ser realizada, a plástica exige exames pré-operatórios que incluem moldagens e raios-X. Para que a saúde do paciente seja preservada, a orientação profissional é de extrema importância do início ao fim do processo.

 Após a verificação da saúde gengival, o dentista realizará a limpeza da área, evitando a contaminação bacteriana. Um medicamento anestésico será aplicado com a finalidade de evitar dores e desconfortos durante a realização da cirurgia.

 As ferramentas utilizadas pelo profissional responsável para a execução da Gengivoplastia podem ser bisturis tradicionais, elétricos ou a laser. Desta forma, a gengiva é removida. No caso de retração gengival, enxertos poderão ser utilizados com a finalidade de uniformizar a região. O resultado é instantâneo e, geralmente, dispensa a necessidade de suturas.

 O processo pós-operatório varia de acordo com o paciente. No geral, o indicado é ficar de 24h a 72h sem realizar atividades sociais ou profissionais, consumindo alimentos frios e pastosos. Visando a cicatrização adequada das gengivas, o paciente deverá manter a rotina de higiene indicada pelo cirurgião dentista.

 

Contraindicações

 Apesar de descomplicada, a Gengivoplastia apresenta algumas restrições. Não poderão realizar Gengivoplastia:

 

  • Pacientes que apresentem processos gengivais inflamatórios;
  • Pacientes que apresentem proporções desfavoráveis entre a coroa e a raiz dos dentes;
  • Casos onde há riscos de exposição das furcas;
  • Casos onde há riscos de desenvolvimento de desníveis nas margens da gengiva;
  • Casos onde há necessidade de deslocamento da crista óssea.

Para realizar a Gengivoplastia, o paciente deverá procurar um cirurgião dentista e seguir as orientações do profissional selecionado.
A Bandeira Odontologia conta com uma equipe de profissionais especializados, oferecendo serviços de Gengivoplastia, aplicação de facetas e lentes de contato dentais, implantação de próteses dentárias e muito mais.

Posts Relacionados