Próteses Dentárias: Qual o Modelo Ideal Para Você?

Próteses Dentárias: Qual o Modelo Ideal Para Você?

 

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais da metade da população brasileira adulta relata problemas odontológicos relacionados à perda dentária. Além de esteticamente incômoda, a ausência de dentes pode causar disfunções na fala, na mastigação e na respiração do paciente.

Há décadas no mercado, próteses odontológicas são frequentemente indicadas a pacientes que apresentam perda dentária total ou parcial. Tecnologicamente atualizadas, as próteses tornam-se cada vez mais acessíveis, confortáveis e funcionais.

Conheça alguns modelos e suas respectivas indicações:

 

Prótese Total

Popularmente conhecida como “dentadura”, a prótese total é indicada a pacientes completamente desprovidos de seus dentes naturais. Neste caso, a peça é fabricada sob medida de acordo com a anatomia da boca e/ou do maxilar do usuário. Composta por resina, a prótese total passa por um processo de pintura que visa aproximá-la ao máximo dos dentes naturais do paciente. Além disso, as próteses totais podem ser retiradas e colocadas pelo próprio usuário.

 

Prótese Parcial Fixa 

Indicada a pacientes que apresentam grande parte da dentição saudável, a prótese parcial fixa é geralmente aplicada entre dois dentes – um posterior e um anterior ao espaço ocupado pela prótese. Para recebê-la, os dentes saudáveis são utilizados como base de fixação, impossibilitando a remoção pelo paciente. Comumente, próteses fixas são fabricadas a partir de metal e porcelana.

            

Prótese Parcial Removível

Popularmente conhecida como “ponte móvel”, a prótese parcial removível é indicada a pacientes que apresentam múltiplos espaços desprovidos de dentes naturais intercalados a espaços onde a dentição faz-se presente. Mantido na boca do paciente por meio de um grampo de metal, este modelo de prótese pode ser removido pelo usuário. Comumente, próteses parciais removíveis são fabricadas a partir de metal e porcelana.

 

Implante Osseointegrado

Os implantes dentários assemelham-se fielmente aos dentes naturais do paciente, criando uma raiz artificial fixa que devolve padrões estéticos, fonéticos e mastigatórios ao usuário. Indicados a pacientes com perda dentária total ou parcial, os implantes são aplicados cirurgicamente pelo cirurgião dentista. Implantes ossointegrados são fabricados a partir de materiais como o titânio e a zircônia.

 

Prótese Flexível 

Produzidas a partir de resina flexível, as próteses flexíveis são alternativas viáveis para quem busca substituir próteses parciais removíveis. As próteses flexíveis adaptam-se perfeitamente à arcada dentária do paciente, proporcionando uma aparência natural. Além disso, este modelo de prótese pode ser removido e colocado facilmente pelo próprio usuário.

Posts Relacionados